quarta-feira, 21 de maio de 2014

MISSÃO DO BEM

Projeto de mobilização mostra que qualquer pessoa pode construir um país melhor. E você, já pensou em fazer a sua parte?

Por Luciana Silva

Imagine que você tem o poder de transformar o mundo! Idealizou? Atos simples como plantar uma árvore, doar uma roupa que não usa mais, dar um livro para alguém que você nem conhece e até mesmo ter a sua própria ideia e criar um projeto que possa contribuir para um lugar melhor para se viver. Que tal começar por você mesmo? Quatro jovens e uma ideia incrível: ativar o potencial de transformação de pessoas e organizações. Foi com essa iniciativa que as publicitárias Fernanda Cabral e Mariana Campanatti, a jornalista Mariana Ribeiro e o atuário Thiago Pereira passaram a reunir pessoas em todo o Brasil no intuito de estimula-las a construir um país melhor. Assim nasceu o projeto Imagina na Copa!
A ideia e o nome do projeto surgiram em maio de 2012, após alguns brasileiros encararem a Copa do Mundo de 2014 com pessimismo desde que o Brasil ficou definido como país sede. Os argumentos? “Se as coisas estão ruins desse jeito, imagine na copa”, “Não estamos prontos para receber um evento desse porte”, “Precisamos nos preocupar com as coisas mais importantes”. Mas, do que adianta, apenas, reclamar? Uma das co-fundadoraras, Mariana Campanatti, acredita que essa foi uma oportunidade para trazer mudanças positivas para o país. Segundo ela, é preciso não perder a esperança e mudar de atitude.  “A reclamação por si só não vai nos levar mais longe. Com todas as minhas forças, acredito que é possível mudar as coisas para melhor. Não tem mal nenhum reclamar, mas acho que você pode fazer com que isso caminhe para um mundo mais colaborativo. É preciso assumir sua responsabilidade e pensar de forma coletiva”.
O Imagina na Copa é um projeto do Imagina.vc – empreendimento social -, que atua de três formas: Através de missões realizadas, geralmente, uma vez por mês, postagens semanais de vídeos  e oficinas que ficam sob a responsabilidade dos capitães (Voluntários em todo o Brasil, que estão a frente das ações do Imagina na Copa. Eles potencializam o alcance do projeto em cada cidade do país).

A designer Rafaela Palma é uma das Capitãs que participou da 1ª turma em Salvador. “O projeto é importante porque mostra histórias de pessoas com atitudes simples que conseguiram promover alguma mudança. Essas pessoas se tornam exemplo e inspiram cada um de nos a nos tornarmos agentes de transformação. Os capitães pesquisam as historias da região para serem contadas através dos vídeos, promovem as oficinas, replicam as histórias que já foram contadas e chamam a galera para fazer as missões”, explica.




De grão em grão

O  Imagina na Copa é um projeto do imagina.vc – Empreendimento social- , que atua de três formas:

Vídeos semanais
Uma forma de participar é enviando histórias de pessoas que estão transformando o país para melhor para serem contadas através de vídeos. Os co-fundadores reproduzem projetos e ações de cidadãos considerados verdadeiros heróis, por fazerem o melhor que podem com apenas o que tem. Os vídeos serão disponibilizados no site www.imaginanacopa.com.br até 12 de junho de 2014, dia da abertura da Copa do Mundo.  O objetivo é inspirar você a fazer o bem!

Missões
São realizada, geralmente, uma vez por mês. A intenção é fazer com que as pessoas se envolvam com determinação, foco, e é claro, sem perder a diversão, mostrando como é fácil fazer algo bom e úti.

Oficinas
Com o objetivo de despertar maior potencial de transformação dos participantes, as oficinas os ajudam a descobrir sua causa e a criar projetos de forma criativa.  Este workshop presencial pode ser realizado por qualquer pessoa, o toolkit, com a metodologia e os materiais, está disponível no site do projeto. O designer Marco Gross, participante das oficinas em Salvador, criou juntamente com outros voluntários o projeto ‘As balas do bem: por Manifestações mais doces’. “O objetivo era pensar numa forma de ativismo mais inteligente. Durante as manifestações que aconteceram no ano passado, levamos a ideia pra frente e incluímos o projeto na própria manifestação. Foi quando começamos a distribuir aqui em Salvador para quem estava assistindo, balas com dizeres como “Nossas balas valem mais do que 20 centavos”, “Nossas balas não são de borracha”. Daí outros estados começaram a atuar com nosso projeto também”, destaca Marco. Facebook da ação: www.facebook.com/BalasDoBem


Missão #9 – Não Reclame do Calor, Plante uma Flor – Essa missão convoca as pessoas a fazer algo fácil, mas muito importante: plantar uma árvore e diminuir as altas temperaturas. O projeto que começou em Cuiabá reúne várias pessoas no intuito de rearborizar a cidade para reduzir o calor e criar mais sombras. Além disso, será possível respirar melhor! “A cidade arborizada pode reduzir ate 3°de temperatura. Plantar uma arvore é muito simples. Muita gente nunca fez isso, mas é fácil e prazeroso. Inclusive não existe gasto. Muitas prefeituras e Parques ecológicos doam mudas”, explica Mariana.



Acompanhe o passo a passo e veja que não é difícil:



Fotos e ilustração: divulgação

Revista Metro Quadrado - 18ª edição: 
http://issuu.com/revistam2/docs/mq17_final_issuu/48

Nenhum comentário:

Postar um comentário