O verão está chegando e com isso aumentam as oportunidades de emprego por causa do turismo. Em todo lugar que tem algum atrativo turístico é assim, na Bahia não é diferente. Por isso, o mercado de trabalho deve estar preparado, principalmente com a qualidade do atendimento. Os baianos são conhecidos como pessoas simpáticas, receptivas e alegres. No entanto, muitas pessoas reclamam do atendimento em algumas lojas e restaurantes de Salvador.
Como é o caso do Designer Fernando Lopes. Para ele tudo parece ser feito pela metade ou com descaso: "Na verdade, aqui sempre parece que as pessoas estão pedindo um favor e não sendo atendido. São pouquíssimos locais que vejo um atendimento diferenciado. Ou demora, ou fazem com má vontade, principalmente serviço que é uma das áreas mais caras daqui. No comércio parece que a maioria dos atendentes está despreparada. Onde vejo que fui maltratado simplesmente deixo de ir e faço propaganda negativa", afirma.
Essa é apenas umas das medidas que pode ser tomada pelo consumidor. Conversar com o proprietário pode ser também uma boa alternativa. Às vezes ele pode não estar ciente do que está acontecendo com seus funcionários. Mas, o fato é que a insatisfação é muito grande. A fisioterapeuta Fernanda Araujo, também não está satisfeita com o atendimento prestado nos estabelecimentos de Salvador. "Os serviços aqui em geral são muito ruins. Dificilmente somos bem atendidos em restaurantes. Até mesmo em caros restaurantes. Isso acontece por causa dos funcionários que são mal preparados e dos próprios empresários que não se preocupam com a qualidade do atendimento e em qualificar seus funcionários”, comenta.
Alguns desses profissionais não sabem se comportar diante de determinadas situações e acabam perdendo a postura e a razão. Isso com certeza prejudica a imagem do estabelecimento e do próprio funcionário. Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas não só nesta época do ano, mas sempre.
Se você quer trabalhar nessa área ou se você tem alguma empresa com atendimento ao cliente, preste atenção nessas dicas. Selecionamos algumas sugestões:
• Tratar os clientes com honestidade é essencial. Inclusive, os visitantes, já que para eles, você pode representar a imagem da local. Infelizmente, ainda existem maus profissionais, que não tratam bem os clientes e ainda se aproveitam dos turistas. É preciso ficar atento com essas pessoas.
• O bom relacionamento com o cliente é muito bem visto. Geralmente ele gosta de cortesia, rapidez, simpatia e entusiasmo. Não deixe que algum problema pessoal interfira no trabalho. Sorria sempre, pois dessa forma vai ser mais fácil se aproximar do cliente e agradá-lo.
• Seja criativo e observador. Se colocando do lugar do cliente é uma boa forma de analisar as coisas que podem ser melhoradas.
• O controle emocional é indispensável para um bom relacionamento com o cliente. Agir pela emoção não vai adiantar muita coisa. Mesmo discordando da opinião dos outros, saiba respeitar e compreender melhor o ponto de vista.
• Com a correria diária, o cliente na maioria das vezes está sem paciência. Faça o possível para que ele se sinta confortável. Lembre-se: o cliente tem sempre razão.
• Realize o trabalho de pós-venda. Dessa forma, você poderá garantir a satisfação do cliente e fazer com que ele volte a comprar ou consumir.
Pois é, de fato necessitamos melhorar cada dez mais o nosso profissionalismo. Para quem quer crescer na área, o ideal é se profissionalizar com diversos cursos. O SESC e o SENAC fazem parte dos serviços nacionais de promoção social e dos serviços nacionais de aprendizagem. Enquanto o SESC oferece diversas atividades sociais aos comerciários, o SENAC oferece diversos cursos de capacitação e formação para a área comercial.
Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299
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