sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Se me resta falar... Pronto, falei!



Por Luciana Silva

Certa vez ouvi alguém dizer que sou “carente de boa tarde”. Comecei a me questionar: Será que é porque em qualquer lugar que chego, faço questão de falar com as pessoas que estão ao meu redor? Isso demonstra que sou carente?
É verdade! Hoje os valores estão invertidos. Ser educado, agradável, gentil e carinhoso não quer dizer que você é apenas uma pessoa educada, agradável, gentil e carinhosa. Porque é tão difícil aceitar que ainda existem pessoas boas no mundo? Que ser legal não é apenas por uma questão de interesse? Eu heim!  É tão fácil dar um bom dia, boa tarde, boa noite. Reconhecer que errou e pedir desculpas. Dizer um obrigado, por favor. Mas, porque as pessoas insistem em continuar agindo de forma grosseira, descortês? Julgar o outro por agir de forma gentil?
O pior de tudo é quando algumas pessoas tentam te fazer acreditar que ser mal é que é bom. Complicado isso, né? Pode parecer difícil, mas existem coisas muito mais dolorosas do que apenas cumprimentar uma pessoa. (Para muita gente, dizer apenas um oi parece o fim do mundo. E dizer bom dia, então? Sai debaixo!).
Ser sorridente, de bem com a vida e tratar bem as pessoas não quer dizer que  não se tenha problemas. Muito pelo contrário. Mas isso pra mim demonstra muito mais do que caráter. Porque apesar de todos os problemas, apesar de tudo que a gente vê nesse mundo, a pessoa está lá, te tratando educadamente. Poxa vida! Não é porque se está passando por um momento difícil que tem que descontar em pessoas que não tem nada a ver. Estão confundindo tudo! 
Elogiar alguém que você gosta mudou o significado. Dizer que alguém está bonito? Parabenizar a pessoa por um belo trabalho? Não! Isso não existe mais... Isso não faz de você uma pessoa especial, querida, sincera e gentil. Faz de você alguém que quer alguma coisa. É triste, mas é verdade.
Dar um presente para uma pessoa que você gosta, por exemplo, um gesto simples, parece aos olhos de outros, interesse. Você não pode simplesmente lembrar-se de uma pessoa, querer dar uma lembrança para alguém que você gosta e admira. Porque parece que isso não existe.  No mundo de hoje tudo gira em torno do interesse. Ou pelo menos a maioria das pessoas pensa assim. Eu não! Não penso dessa forma e não concordo... Não é porque existem pessoas ruins, que agem de má fé, que são interesseiras, que todo mundo vai ser assim.

Definitivamente, eu não sou “carente de boa tarde”. O mundo é que está carente de bondade. As pessoas que estão carentes de boa educação.


4 comentários:

  1. Parabéns Luciana Silva!
    Você conseguiu transmitir, através desse texto, a lamentável realidade que estamos vivendo atualmente.
    Para muitos, levar vantagem em tudo é o correto.
    Por isso, muita gente não quer acreditar que o bom senso e as boas intenções ainda existem.

    ResponderExcluir
  2. Luciana, gostei muito do seu texto.
    Espero que não se deixe levar pelos que os outros dizem, se nos faz bem ser gentil, honestos e educados, significa que ainda há salvação para este mundo, que está cada vez mais decaindo em fatalidades e vícios.
    Muito boa sua postagem, serei uma pessoa que visitará com frequência seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Jorge Luiz. É isso aí. É uma lamentável realidade...

    ResponderExcluir
  4. Oi Miguel. Obrigada. Fico feliz que tenha gostado. De forma nenhuma, fiz esse texto como uma forma de desabafo, mesmo. Não deixarei me influenciar pelos outros. Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir