terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pesquisa prevê 155 mil vagas para emprego temporário neste final de ano


                                          Foto: Luciana Silva

As festas natalinas estão chegando e, com elas, às oportunidades para vagas temporárias. Serão abertas 155 mil vagas de trabalho temporário em todo país neste final de ano, número 5,5% maior do que o verificado no ano passado, quando foram contratados 147 mil.

Esses dados são da pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).

A expectativa é de que 15% dos 155 mil contratos de trabalho tenham chance de efetivação, o que significa que 23 mil brasileiros poderão conseguir um novo emprego após as festas de final de ano. Além disso, o trabalho temporário poderá ser uma oportunidade de conseguir o primeiro emprego. A pesquisa prevê que 20% das vagas sejam ocupadas por jovens ajustados nesta situação para o próximo natal.

Ainda de acordo com o estudo, 75% das contratações deverão ser feitas pelo setor de comércio, com as seguintes funções: analista de crédito, atendimento, crediário, embalador, vendedor, estoquista e etiquetador. 

O setor da indústria também se destaca, podendo ser responsável por 25% das contratações com as funções de auxiliar administrativo, motorista, nutricionista, operador de empilhadeira, operador de máquinas, técnico em manutenção industrial e técnico em segurança.

Somente na Bahia, deverão ser abertas mais de 6 mil vagas temporárias no final do ano. Com este resultado, o estado ocupa o primeiro lugar no nordeste.

Quem quiser se candidatar a uma dessas vagas deve ter habilidade para trabalhar em equipe, ter 1º ou 2º grau dependendo da função, e saber se comunicar. Além disso, ter qualificação. Por isso, cursos gratuitos como os oferecidos pelo Senac, por exemplo, são ótimas opções.

Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

Nenhum comentário:

Postar um comentário