sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Concurso público: Fazer ou não?


O mercado de concursos no Brasil vem crescendo consideravelmente. Com isso, houve aumento da concorrência e a proliferação dos cursinhos preparatórios. Muitas pessoas deixam o trabalho para se dedicar exclusivamente aos estudos. Da mesma forma, quem está sem emprego deposita todas as “fichas” no concurso público. Mas, não é nenhuma novidade que ser aprovado em um concurso não é uma tarefa fácil. É preciso dedicação. Para conquistar a tão sonhada vaga é necessário horas e horas de estudos, e até mesmo abrir mão de algumas coisas, como o lazer, por exemplo. Então surge a dúvida: fazer ou não?
  
São inúmeros benefícios para quem consegue passar no concurso público: Garantia de que não perderá o emprego (a menos que cometa algum erro muito grave); direito a tirar férias, décimo terceiro e possui previdência. Dessa forma, o servidor público não tem motivos para pedir demissão. 

A administradora hoteleira, Laís Santiago, optou por fazer concurso e não precisou deixar o emprego. Ela concilia o estudo com o trabalho: “Procuro estudar no meu intervalo e organizar os horários de estudo no fim de semana. Fiz cursinho de janeiro a abril e comecei outro agora em agosto. Escolhi o concurso público pela estabilidade que ele dá e os seus benefícios”, diz.

Saber qual é o salário mensal e poder planejar melhor sua vida é, sem dúvidas, confortante. No setor privado não existe garantia, você poderá ser demitido a qualquer momento, sem motivo aparente. No entanto, muitos acreditam que ingressar no serviço público e garantir estabilidade profissional pode ser bom, mas também pode gerar certa acomodação.

Para o empresário Rafael Santos, com o concurso público a pessoa se acomoda, não pensa em crescer: “Pelo fato da pessoa se acomodar, deixa muitas vezes de realizar um grande sonho. Um empreendedor está sempre pensando em algo melhor e maior, não tem medo de arriscar. O que não quer dizer que todo funcionário público fique nessa função a vida toda. Pode apenas estar utilizando o concurso como uma etapa na carreira profissional”, comenta. 

Pois é! O concurso público pode ter muitas vantagens, mas é importante estar sempre atualizado, fazendo cursos de especialização e não se acomodar. Dessa forma, você pode se destacar profissionalmente e mostrar o seu valor.


Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

Nenhum comentário:

Postar um comentário