terça-feira, 7 de agosto de 2012

Redes sociais no mercado de trabalho


Google Imagens



As redes sociais estão cada vez mais contribuindo com a inserção de candidatos no mercado de trabalho. De acordo com o último relatório divulgado pelo Instituto de pesquisa ComScore sobre mídias sociais na America Latina, 90,8% dos brasileiros que possuem internet acessam as redes sociais. O que comprova a força desses meios de comunicação e justifica o crescimento das empresas buscando profissionais através deles e de candidatos procurando emprego na internet.

A influência das redes sociais é muito grande. Algumas empresas e setores de Recursos Humanos vêm utilizando um novo método de recrutamento ao pesquisarem o perfil dos entrevistados na página do facebook ou orkut, por exemplo. Dessa forma eles filtram os profissionais e em alguns casos fazem a seleção baseada nas informações encontradas no currículo e nas redes sociais.

Nesse caso, a maneira como o candidato se comporta no mundo virtual pode ser definitiva no momento da seleção. Segundo um estudo feito pela consultoria americana, especializada em gerenciamento de imagens nas mídias sociais, Reppler, 69% dos consultores em RH eliminaram candidatos a uma vaga por causa das fotos ou posts inadequados. As principais redes monitoradas por consultorias e empresas são: Facebook, Twitter e LinkedIn.

Agora, estar conectado nas redes sociais é fundamental para a promoção pessoal. Por isso, não esqueça de utilizar essa ferramenta a seu favor. Para construir uma imagem positiva na internet e atrair os recrutadores, é preciso alguns cuidados: 

1. Selecione as fotos com cautela - As imagens publicadas podem revelar uma postura positiva ou hábitos reprováveis.
2. Não se exponha muito - Descrever todos os seus passos nas redes sociais é desnecessário. 
3. Não fale mal das pessoas ou das empresas - Falar mal do ex-chefe, de algum colega de trabalho ou de alguma empresa que você trabalhou é uma atitude antiética. Além do mais, pode afastar o recrutador.
4. Bom senso é fundamental - Aproveite o espaço para trocar informações sobre o mercado de trabalho e antes de enviar convites para se conectar com outras pessoas, se apresente.
5. Dê opiniões construtivas - Interagir e se posicionar sobre temas atuais são atitudes positivas. Mas é preciso tomar alguns cuidados com assuntos muito polêmicos.


Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299

Nenhum comentário:

Postar um comentário