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Por: Luciana Silva
Você consegue administrar sua rotina? Um dia tem 24 horas, mas muitas pessoas gostariam de ter mais tempo para dar conta das atividades diárias. Entretanto, algumas vezes o que você acha que é falta de tempo, pode ser falta de organização. Para não se tornar refém da rotina é preciso aprender a aprimorar tarefas para fazer com que o dia renda muito mais.
Mas afinal, o que fazer para utilizar o tempo que temos de maneira inteligente e prazerosa? Antes de qualquer coisa é fundamental se conhecer. Saber qual o horário que você produz mais, poderá ajudar na hora de se organizar. Além disso, tenha uma agenda. Isso vai ajudar você a não esquecer de nada que precisa fazer. Com essas anotações, vai ser mais fácil separar as prioridades e lembrar os seus compromissos.
Você sabe o que é procrastinação? Deixar para amanhã tarefas que poderiam ser feitas hoje. Muita gente faz isso. Mas o resultado pode ser devastador. Ficar adiando atividades pessoais e profissionais pode ter várias consequências. O acúmulo de trabalho, por exemplo, e resultados negativos. Para evitar que isso aconteça, é importante se planejar.
Não desperdice o seu tempo. Ficar de ‘fofoca’, navegando na internet de bate-papo fora de hora com amigos ou falar demais ao telefone não vai te ajudar em nada. Aproveite as ferramentas que você tem ao seu favor. Utilizar as redes sociais, por exemplo, para fins profissionais durante o trabalho é uma coisa, mas gastar o seu tempo com coisas que não irão te ajudar na sua rotina, esqueça.
Se você tem dificuldade para dizer “não” as pessoas que gostam de se aproveitar da sua boa vontade e querem ocupar o seu tempo para ficar “livre”, aprenda a dizer a verdade. Se está muito ocupado, não se intimide. Você pode até dar uma sugestão, mas não fazer o trabalho que ele poderia estar realizando. Simplesmente, porque isso iria atrasar mais ainda seus compromissos. É claro que se você estiver com o tempo livre, e algum colega precisar de um suporte, nesse caso, não custa ajudar.
Você também vai precisar ter disciplina e concentração. Para administrar o tempo é fundamental ter além de motivação e esforço, ordem e não se desconcentrar com hábitos improdutivos que só irão te atrapalhar, como acessar o e-mail a todo momento, e atender o telefone quando estiver em renião, por exemplo.
Por fim, cuidar da alimentação vai fazer toda a diferença. Você terá mais disposição, acredite. Comer alimentos saudáveis e estar bem fisicamente é fundamental na rotina diária. Sem contar que, profissionais cansados e estressados vão ter maior dificuldade de administrar o tempo.
Lembre-se que não podemos recuperar o tempo perdido. Por isso, estabelecer metas e prioridades é uma ótima maneira de garantir melhor qualidade de vida.
Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299
Jornalista SRTE-3299
Realmente temos tempo para tudo, basta um pequena forcinha de vontade! rs Parabéns pela matéria!
ResponderExcluirJustamente, Unknown!! Basta uma pequena forçinha. rs
ResponderExcluirAbraços,
Luciana Silva