segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Prefeitura oferece cremação gratuita à população de baixa renda


A Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), oferece o serviço de cremação gratuita às famílias carentes de Salvador. A ação é fruto da lei municipal 3.377/1984, que passou a ser cumprida em março de 2009 através de acordo entre o Ministério Público Estadual e o cemitério Jardim da Saudade.

Segundo a coordenadora do setor de Serviços Diversos da Semop, Janete Garcia, desde o cumprimento da lei já foram realizadas 16 cremações, quatro delas até setembro deste ano. Ela afirma que o procedimento é feito nos mesmos moldes do serviço pago e as cinzas são entregues em uma urna ecológica, inclusa em todo o processo de cremação.

A secretária da Semop, Rosemma Maluf, afirma que a baixa procura pela cremação deve-se a resistências culturais, pelo hábito de enterrar o ente querido e a rotina de visita no Dia de Finados. “Este é um serviço diferenciado, de alto custo e de qualidade que oferecemos. A baixa procura é por uma questão cultural mesmo”, disse Rosemma. “Por outro lado, há pessoas que gostariam de cremar os parentes, mas não têm como devido ao custo”, completou.

Para a realização da cremação, é necessário entrar em contato com a Semop através do número (71) 3186-5133 e comparecer ao órgão com o atestado de óbito e assinar uma declaração de pobreza. De lá, a pessoa já sai com a guia para fazer o procedimento no Cemitério do Jardim da Saudade. O serviço é feito em caso de mortes por doenças crônicas e não pode ser realizado em caso de morte violenta, salvo sob autorização judicial.

Fonte: Agecom/Prefeitura

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sudesb abre vagas de estágio para estudantes de Educação Física



A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), abre a partir da próxima segunda-feira (05), vagas de estágio para a contratação de estudantes de Educação Física. Ao todo são 71 estudantes que poderão participar do programa do Ministério do Esporte, Segundo Tempo. As vagas são destinadas para o interior do estado.

O programa tem como objetivo a democratização do acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 12 de agosto. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição, disponível no site da Sudesb, e enviá-la, juntamente com o currículo para o e-mail segundo.tempo@sudesb.ba.gov.br 

A seleção vai ser feita mediante análise curricular. Os selecionados vão receber mensalmente a bolsa-auxílio no valor de R$ 450, além de auxílio-transporte.  A carga horária é de 20h semanais.

Para participar da seleção, o candidato precisa residir no município ou região circunvizinha à cidade a qual concorre à vaga. Além disso, é fundamental estar regularmente matriculado e cursando, no mínimo, o 2º semestre. As inscrições de estudantes que estão no último período do curso, não serão aceitas.

Os selecionados vão estagiar em um dos 32 municípios do Estado onde o programa será implantado: Cachoeira, Cardeal da Silva, Conceição do Jacuípe, Riachão do Jacuípe, Terra Nova, Santa Luz, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, Baixa Grande, Ipirá, Lapão, Ourolândia, Presidente Dutra, Remanso, Serrolândia, Várzea da Roça, Guanambi, Igaporã, Itabela, Palmas do Monte Alto, Piatã, Aiquara, Amargosa, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, São Felix, Varzedo, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Jaguarari e Saúde. 

Mais informações poderão ser obtidas através do site www.sudesb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3103.0978.


Luciana Silva
Jornalista MTBa-3299
RH FASE

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Respeito é bom e os idosos gostam


O número de idosos vem crescendo consideravelmete no Brasil. Eles deveriam ser respeitado, mas não é o que acontece em algumas situações no país. Primeiro porque muitas pessoas não tem paciência, e depois, mesmo com seus direitos garantidos por lei, algumas pessoas não respeitam os mais velhos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 14,5 milhões de pessoas idosas, 8,6% do total do país. A estimativa é de que os brasileiros vivam cada vez mais por causa da expectativa de vida. A forma de tratamento com o idoso requer cuidados especiais e muita paciência. No entanto, o ser humano esquece as condições de um idoso, e pior, não se lembra que um dia será um.

O Governo por sua vez, garante, através do Estatuto dos Idosos, os direitos deles. São eles: atendimento preferencial em órgãos públicos e privados, como por exemplo, em bancos, supermercados; gratuidade em eventos culturais (cinemas, shows); gratuidade no transporte público; fornecimento de medicamentos; e reserva nas vagas de estacionamentos e dentro dos transportes públicos. Em alguns destes casos, a falta de educação é explícita. Jovens sentam em bancos reservados para os idosos nos ônibus, não obedecem as filas preferenciais.

Enfim, infelizmente o Estatuto não basta para que a situação do idoso melhore no país. O que adianta termos leis que favorecem nossos idosos, se as pessoas não respeitam? É preciso conscientização. O respeito com nossos sábios não é só um direito deles, é um dever de todos nós. 


Luciana Silva
Jornalista MTBa-3299

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mudança Já



Mudar o Brasil é preciso. Mais do que isso, é urgente e inadiável. A insatisfação dos brasileiros é nítida e motivos não faltam para querermos mudar a cara do Brasil. Uma das maneiras encontradas pelo povo brasileiro para reivindicar seus direitos, foi através de manifestações. Mas, será que essas reivindicações serão suficientes para melhorar a situação do país?
Segundo Oscar Wilde, Dramaturgo, escritor e poeta Irlandês, " a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação". A citação de Oscar retrata o momento que o Brasil está passando. Os motivos da insatisfação são vários: saúde precária, educação a níveis baixíssimos, caos no trânsito, falta de segurança e consequentemente aumento da violência, preços abusivos nas passagens de ônibus, péssimas condições nos transportes públicos, e muitos outros.
E o resultado disso tudo é um só: revolta. Foi essa revolta que motivou, recentemente, milhares de brasileiros a irem para as ruas protestar, na tentativa de melhorar o que tem que ser melhorado. Essa não foi a primeira vez e nem será a última. Há muito o que se fazer pela frente. Mas é preciso lembrar que muito já foi feito. Podemos pegar como exemplo as "Diretas Já", que teve grande importância na redemocratização do Brasil.
A sociedade brasileira grita por um mundo mais justo. Com essas manifestações, nasce a esperança de transformar uma política suja, de reanimar uma sociedade que clama por condições mais dignas para viver. As manifestações populares podem não ser a única maneira de transformar a política e a realidade do brasileiro, mas sem dúvidas, contribuem significativamente para o progresso da nossa nação. Resta saber até onde precisaremos ir para chegar ao nosso objetivo: mudar o Brasil para melhor.


Luciana Silva
Jornalista MTBa-3299

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Neymar x Álvaro Gonzales

                                           Foto: Globo Esporte



Por Luciana Silva                                 


A pergunta que não quer calar: O que o jogador do Uruguai Álvaro Gonzalez disse para Neymar no jogo decisivo da útlima quarta-feira(26), no Mineirão? Que a partida estava tensa todo mundo percebeu, mas apelar para a provocação, Gonzalez? Que coisa feia!  Mas o queridinho Neymar não saiu por baixo, não. Seja lá o que foi dito enquanto ele tentava cobrar o escanteio, o camisa 10 da Seleção respondeu à altura, mandando beijinhos para o uruguaio. Bem que o "Tata" (apelido de Gonzalez) poderia ter ficado sem essa, né?

E você Neymar, por que não abre logo o jogo e mata a curiosidade geral dos torcedores?

















quarta-feira, 22 de maio de 2013

Oportunidade de Vagas


A RH Fase está com oportunidade de vagas para as seguintes áreas:

1)Operador de Processos Eletrônicos- O candidato precisa ter conhecimento em Digitação e em programas como: Corel Draw, Page Maker, Adobe, Tratamento de Imagens, Diagramação, Formatação, saber usar o equation para as fórmulas, Scaneamento, dentre outros.

2) Comprador- É preciso ter experiência em fazer compras para construtora.

3) Bibliotecária-  É preciso ter formação em Biblioteconomia e experiência de trabalho com crianças. 

4) Auxiliar de Disciplina- É necessário ter experiência na área.

5) Serviços Gerais- O candidado precisa ter experiência na área.

6) Gerente Administrattivo/ Financeiro- Fundamental ter experiência na área de Gerência.

7) Arte-finalista- É preciso ter experiência como Arte-finalista.


Mais informações sobre as vagas poderão ser obtidas posteriormente.

Os interessados podem enviar o currículo para rhfase@rhfase.com.br e logo em seguida se cadastrar aqui em nosso site.


Luciana Silva
Jornalista MTBa-3299
RH FASE

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Oportunidade de Vaga




A RH Fase está com oportunidade de vaga para Técnica de Enfermagem. Quem quiser participar da seleção precisa ter experiência na área. A vaga é para trabalhar em uma escola.

O técnico de enfermagem é um profissional de nível médio, habilitado para executar e prestar serviços de enfermagem, podendo atuar em diversos locais como: consultórios, clínicas médicas, ambulatórios, geriatria, postos de saúde, laboratórios de análises clínicas e hospitais em geral, além de Home Care (Enfermagem Domiciliar), em indústrias, escolas e creches.

O mercado de trabalho para o Técnico em Enfermagem é amplo e vem crescendo nos últimos anos. A profissão foi regulamentada no Brasil em 1986. Atualmente, um técnico de enfermagem poderá ter cursos de especialização e aprimoramentos que antes não eram oferecidos. Com a evolução do atendimento, se fez necessário maior grau de conhecimento desses profissionais.

Mais informações sobre a vaga poderão ser obtidas posteriormente.

Os interessados podem enviar o currículo para rhfase@rhfase.com.br e logo em seguida se cadastrar em nosso site: www.rhfase.com.br


Luciana Silva
Jornalista MTBa-3299
RH FASE

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Oportunidade de Vaga



A RH Fase está com oportunidade de vaga para Secretário(a) Bilíngue, cargo administrativo que deve ser exercido pelos profissionais que têm fluência em dois idiomas.

O profissional de secretariado precisa ser multifuncional e revelar interesse e cuidado com a empresa e o mercado. Precisa ser dinâmico, criativo, e ter sempre soluções simples e eficazes. Além disso, é necessário muito esforço e dedicação. Não se trata apenas do domínio das técnicas secretariais, é preciso ser um bom negociador.

Para participar da seleção, o candidato precisa ter formação em Secretariado Executivo, fluência em Inglês e experiência na área. 

Os interessados podem enviar o curriculum para rhfase@rhfase.com.br e logo em seguida se cadastrar em nosso site: www.rhfase.com.br

A vaga é para Salvador.

Mais informações poderão ser obtidas posteriormente.


Luciana Silva
Jornalista MTB-3299
RH FASE

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Carnaval: Festa popular ou indústria?


Eu não alcancei os "bons tempos" do Carnaval de Salvador, mas sinto saudades daquela época que não pude vivenciar. Estranho, né? Sentir saudades do que não tive? Você já sentiu isso?
Ah! Um carnaval com pierrôs e colombinas desfilando na avenida, uma festa popular onde as pessoas podiam participar de forma democrática, e se divertir sem medo. 


                                            Foto: Divulgação


O carnaval é considerado, hoje, a maior festa popular do Brasil. Todos os anos, a festa atrai milhares de turistas de todo o mundo. Mas, sinceramente, para mim de popular não tem nada. Ou você se prepara para gastar uma nota e sair no camarote ou bloco, ou então vá se espremer na pipoca e correr o risco de levar uma surra, e voltar nu pra casa. E quem disse que você pode sair ileso se estiver em um desses camarotes ou bloco? Corre o mesmo perigo!
Para falar a verdade, o Carnaval virou uma indústria. Quem vê pela televisão, acha que é a coisa mais maravilhosa do mundo, que é tudo lindo. Eu já saí em bloco, em camarote, no trio e até mesmo na pipoca e já vi foi coisa. E hoje, não sinto vontade. Aliás, vontade até sinto. Ouvir e ver Ivete Sangalo com seu brilho. Mas não me sinto segura. Sairia no trio novamente, me diverti tanto. Dancei, pulei, fiz caras e bocas e estava acompanhada. E o melhor de tudo! Não precisava olhar para o lado desconfiada, achando que um bêbado ia me puxar e tentar me beijar a força, que uma multidão estava vindo em minha direção por causa de uma briga, ou que um ladrão estava passando a mão nos meus bolsos. Afinal, não é difícil encontrar bêbado, gente que gosta de brigar e ladrão no carnaval. Deus é mais!
É! Para quem gosta de correr perigo, e de enfrentar essas situações, boa sorte! Amanhã começa a indústria do AXÉ. Ops! O carnaval de Salvador. Eu vou cuidar de fazer o meu carnaval, em algum lugar que eu me sinta bem, feliz e acima de tudo, segura.



Luciana Silva
Jornalista SRTE-3299