A Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), oferece o serviço de cremação gratuita às famílias carentes de Salvador. A ação é fruto da lei municipal 3.377/1984, que passou a ser cumprida em março de 2009 através de acordo entre o Ministério Público Estadual e o cemitério Jardim da Saudade.
Segundo a coordenadora do setor de Serviços Diversos da Semop, Janete Garcia, desde o cumprimento da lei já foram realizadas 16 cremações, quatro delas até setembro deste ano. Ela afirma que o procedimento é feito nos mesmos moldes do serviço pago e as cinzas são entregues em uma urna ecológica, inclusa em todo o processo de cremação.
A secretária da Semop, Rosemma Maluf, afirma que a baixa procura pela cremação deve-se a resistências culturais, pelo hábito de enterrar o ente querido e a rotina de visita no Dia de Finados. “Este é um serviço diferenciado, de alto custo e de qualidade que oferecemos. A baixa procura é por uma questão cultural mesmo”, disse Rosemma. “Por outro lado, há pessoas que gostariam de cremar os parentes, mas não têm como devido ao custo”, completou.
Para a realização da cremação, é necessário entrar em contato com a Semop através do número (71) 3186-5133 e comparecer ao órgão com o atestado de óbito e assinar uma declaração de pobreza. De lá, a pessoa já sai com a guia para fazer o procedimento no Cemitério do Jardim da Saudade. O serviço é feito em caso de mortes por doenças crônicas e não pode ser realizado em caso de morte violenta, salvo sob autorização judicial.
Fonte: Agecom/Prefeitura