quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Que tal conhecer a “Europa” brasileira?



                                                                   Foto: Divulgação


Por Luciana Silva


Para quem gosta de baixas temperaturas e quer sair da rotina, conhecer Gramado e Canela é o ideal. A Serra Gaúcha possui uma das melhores estruturas turísticas do país e encanta a todos com suas belezas naturais. Durante o verão, as hortênsias e serras embelazam e favorecem o clima romântico que predomina nas cidades gaúchas. Há uma grande diversidade nos costumes da região. Basta uma passada pelas ruas para perceber a preservação da cultura através das construções coloniais, que reafirmam a identidade dos habitantes. Além disso, ao acordar, o café colonial representa um pouco da história dos gaúchos.

No inverno, o clima é ainda mais romântico devido às baixas temperaturas, lagos encantadores e vistas paradisíacas. O Parque do Caracol, por exemplo, é um complexo com atrações para todos os gostos: A Cascata do Caracol despenca em queda livre de 131 metros e pode ser vista de um mirante e da escada ecológica; passeio de trem com narração da história dos imigrantes no sul do país e visita a Vila dos Imigrantes; e trilhas, para quem gosta de aventura.

Quando o assunto é comida e ambiente agradável, não faltam opções de restaurantes maravilhosos em Gramado. Comida italiana, francesa, alemã e suíça, casas de chá e cafés coloniais. A sequência de fondue dispensa comentários, é simplesmente imperdível. O vinho, é claro, também não pode faltar.


Mini Mundo



É imprescindível a visita ao Mini Mundo, o parque é um lugar mágico com réplicas de construções arquitetônicas reais que formam uma mini cidade em movimento. Existem outras opções de lazer, como a Aldéia do Papai Noel, um parque temático com neve artificial, fábrica de brinquedos, renas, e passeio em um pequeno trem, que tem vista para o Vale do Quilombo. O melhor de tudo é a preservação da área verde na Aldeia.

Andar de pedalinho no Lago Negro, ou caminhar ao redor do lago; visitar os museus de chocolate e do automóvel, e fazer compras nas lojas de chocolates, couro, confecções, malhas, e artigos esportivos da Rua Coberta também são boas opções. Próximo a Rua Coberta, tem o Palácio dos Festivais, a Praça Major Nicoletti e a Igreja Matriz São Pedro.

Apenas 7 km é o que distancia Gramado de Canela. A Igreja Matriz conhecida como “Catedral de Pedra de Canela” é um dos pontos turísticos mais freqüentados do Rio Grande do Sul. Localizada no centro da cidade, a igreja tem 65 metros de altura, um carrilhão de doze sinos de bronze e o altar esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe.
É bom se programar para dar tempo de aproveitar o que Gramado e Canela têm a oferecer. Essa, com certeza, poderá ser uma viagem inesquecível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário